Exit

Chegou o frio

Muitas pessoas pensam que os cachorros já vêm com pelos de fábrica e por isso não sentem frio. A verdade é que eles também sentem a e baixa temperatura e necessitam de cuidados especiais no inverno.

Precisa vestir o cachorro?

roupa para cachorro
Com temperaturas muito baixas, é necessária uma proteção, ainda mais se ele estiver passeando na rua. O mercado pet está recheado de opções das mais simples as mais extravagantes e, naturalmente, com todo tipo de preço. O importante mesmo é cuidar o tecido. É recomendável procurar por fibras naturais que tenham algodão, por exemplo, que são mais indicadas para o contato com a pele. Você pode optar também por fazer a roupinha para seu cachorro, há diversos moldes e tamanhos na internet. Cuidar com a lã que pode causar irritação e alergia.

Mudanças no local de dormir

cachorro em frente a fogueira
Não é uma má ideia acrescentar uma coberta no lugar onde seu cachorro dorme, vale um cobertor de plush, ou até mesmo de moletom. Cuidar onde está a cama para ver se não há corrente de ar e de preferência não colocar a cama direto sob o piso frio, procurar por um tapete, carpete ou assoalho de madeira que vai ajudar a isolar a temperatura.
Para aqueles que criam seus bichanos fora de casa, lembrar:
Em temperaturas muito baixas, evite deixar seu cachorro dormindo na rua, coloque ele em uma varanda coberta, na garagem e – se não houver alternativa – adquira uma casinha para que ele não sofra com o frio.
Aqui fica uma dica: se você está em dúvida se deixa o cachorro entrar em casa ou não, experimente! Nada mais quentinho que assistir a um bom filme com seu cachorro do lado.

Esquentar a alimentação

cachorro na cama
Os cachorros costumam comer sua refeição em temperatura ambiente, não há a menor necessidade de aquecer a sua comida. Além disso, os cães costumam comer mais durante o inverno. Fique atento se seu cachorro não está pedindo comida mais que o normal, ajuste conforme a necessidade, mas sempre cuidando o sobrepeso.

Passear no frio?

Cachorro brincar no frio
É claro que sim. Assim como nós, os cachorros gostam e muito de passear no sol em dias frios e precisam manter essa rotina de passeios para gastar a energia acumulada. A atenção deve estar voltada à grama molhada e pisos úmidos. Em certas regiões, pela manhã e fim de tarde, não é raro o chão ficar molhado por algumas horas. Para evitar o frio, o cachorro deve manter seu pelo seco.

Cachorro tem gripe?

cachecol para cachorro
Sim! A traqueobronquite infecciosa canina, a tão famosa “tosse dos canis”, é uma doença aguda altamente contagiosa, causada por um ou mais agentes infecciosos. Na maioria dos cães, é uma doença autolimitante, com a resolução das manifestações clínicas em aproximadamente duas semanas.
Os cães acometidos pela doença apresentam, subitamente, tosse produtiva ou não produtiva, exacerbada pelo exercício ou pressão provocada pela coleira no pescoço. Normalmente, animais imunocomprometidos desenvolverão uma apresentação mais grave da doença.
O tratamento costuma ser feito com o uso de antimicrobianos e antiinflamatórios, podendo ser recomendada nebulização. É de suma importância que o tutor leve o animal ao veterinário ao observar essas alterações.
A prevenção da doença pode ser feita por meio de programa de vacinação anual. Uma boa nutrição, vermifugação em dia e a prevenção de situações de estresse, aumentam a capacidade de o cão responder de forma apropriada à infecção.

Nessa época mais fria também costumam ter mais casos de infecções virais graves, como a cinomose. Por isso, fique sempre ligado se as vacinas do seu cão estão sempre em dia, isso pode salvar a vida dele!

Comentários

comentários

Close
Go top