Exit

Mitos e Origens

Alimentação natural para cães é um assunto muito falado atualmente. Existem diversos sites, mitos, discordâncias e dúvidas sobre como alimentar um cachorro.

Antes de falar sobre alimentação natural, é importante fazer um histórico comparativo de como foram alimentados nossos pets. Há uns 30 anos mais ou menos, era normal as famílias dar as sobras de comida para seus cães. Com isso, surgiram algumas doenças que afetaram a longo prazo os caninos como a falta de cálcio, deixando os ossos mais propício a fraturas. No final dos anos 80 e início dos 90, as empresas de rações viram essa brecha da falta de alguns nutrientes para despejar seus produtos no mercado. Houve um tempo que dar ração para os cães era privilégio de algumas classes sociais e, portanto, sinônimo de status para alguns. Outro fator que parecia imbatível era a praticidade, muito mais fácil que cozinhar seria comprar um saco com comida que dura bastante tempo no armário.

Nesse meio tempo, o que ninguém fez pesquisa ou falou é sobre a longevidade dos cães e quais os produtos incluídos nesse novo modelo de alimentar.

Atualmente

Assim como estamos revendo a nossa alimentação, pensando duas vezes antes de consumir uma lasanha congelada, muitos tutores passaram a observar os rótulos e avisos das rações no mercado. E o que eles viram foi produtos transgênicos, farinha de praticamente tudo e outros itens que não são claros imediatamente.

Hoje, a alimentação natural aparece como alternativa para as rações excessivamente industrializadas, cheias de aditivos, conservantes e corantes. Diferente de alguns anos, quem oferece alimentação natural para seus animais sabe que nem todo produto consumido por humanos serve para cães e que é necessário suplementar cálcio e algumas vitaminas.

Estão a nossa disposição vários tipos de alimentação: com osso, sem osso, cozida e crua. Cabe ao tutor, junto com o veterinário, escolher qual a melhor opção.

No entanto, a alimentação crua, requer um cuidado muito maior que a cozida porque, infelizmente, não podemos confiar na procedência das carnes e crua ela pode estar contaminada o que o cozimento elimina. É necessário suplementar a alimentação dos cachorros para que eles tenham tudo de que necessitam.

O que cabe no pratinho:

A alimentação natural consiste, de maneira geral, em uma fonte de proteína – base da alimentação de todos canídeos -, uma fonte de carboidratos e vegetais. Os suplementos, a adição de vísceras e outros itens variam de cardápio para cardápio. O importante é saber que é simples assim, natural assim, como deveria ser para eles e para nós.

O que não pode no pratinho:

Existe uma lista de alimentos que não devem ser oferecidos aos cães. Muitos que nem passam pela cabeça dos tutores atentos como chocolate. No entanto, ingredientes que são básicos para nós não podem fazer parte da dieta canina, como: cebola, alho, glúten entre outros.

Vantagens da alimentação natural:

• Ingredientes

Alimentos Naturais
Saber o que tem no prato do nosso cachorro é um benefício que as rações não possuem. Com a alimentação natural, é possível saber sempre o que o pet está consumindo, a origem da fonte proteica e com a garantia de que não há aditivos, corantes ou transgênicos inseridos na comida do dia-a-dia.

• Diversidade

Variedade de alimentos
Os cães têm paladar sim. Embora a expectativa de vida dos cães seja menor que a nossa, não é difícil se colocar no lugar deles: 10 a 15 anos comendo sempre o mesmo, mesma textura, mesmo cheiro, mesmo paladar. Cansativo, não? O número de pets que se recusam a comer ou comem sem vontade nenhuma só aumenta. Ou será que é normal servir a comida e o cachorro comer duas, três bolinhas e desistir? Nem todos os cães comem tudo que lhes é oferecido.

• Palatabilidade

Comida Saborosa
Cães idosos têm dificuldade de mastigar. A ração possui uma textura dura que impede que alguns cachorros se alimentem como é devido. A alimentação natural é muito mais palatável e cães de todas as idades podem ingerir.

• Saúde

Vegetais
Comida sem corante, sem sódio, sem conservante é sinônimo de saúde e por que não de longevidade? Um cão bem alimentado é mais feliz, tem mais disposição e apresenta menos doenças.

Pesquise e experimente uma nova maneira de ver a alimentação de seu melhor amigo.

Se você quiser uma mãozinha para alimentar melhor o seu cãozinho, nós podemos te ajudar! Confira o nosso serviço que entrega comida natural para cachorro na sua casa!

Comentários

comentários

1 comment

  1. Comment by João Henrique

    João Henrique Reply 03/10/2017 at 14:36

    Sou totalmente favorável e praticante da alimentação natural para meus cachorros.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Go top